18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Guia Cidades apoia o Sentinela - Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil através do Programa Turismo Sustentável e Infância.


No dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria da Assistência Social, por intermédio do Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil - Sentinela, realizará diversas atividades relacionadas ao tema. 

"A nossa intenção é sensibilizar e mobilizar a população em geral, e principalmente os formadores de opinião para motivar ações espontâneas das pessoas para reconhecer, denunciar, e, com isso, proteger as crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual", afirma Eliana Palma, assistente social ligada ao Programa Sentinela.

A programação começa efetivamente neste sábado, dia 16, às 9h40, quando a equipe do Serviço Sentinela levará sua mensagem aos 110 alunos de cursos do Sest/ Senat, na Rodovia Anhanguera, 319. No dia 20 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará reunindo no Salão Nobre da Câmara Municipal, das 13h30 às 17h, técnicos das áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, e cultura para o Encontro Temático: ?Prostituição infanto-juvenil: a construção de um lugar na vida?.

O tema será pauta da palestra da Profª Ana Maria Ricci Molina?, mestra em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.

Em parceria com o mesmo grupo, no dia 23 de maio, haverá a abordagem de motoristas e caminhoneiros no Auto Posto Ribeirão, (Rodovia Anhanguera), quando a equipe do Sentinela, juntamente com os funcionários do Sest/ Senat distribuirão panfletos e informes orientando para o combate e prevenção a violência contra crianças e adolescentes.

A mobilização em torno do 18 de maio acontece em âmbito nacional. A data foi escolhida e convertida na Lei 9.970/2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em menção ao ?Crime Aracelli?, ocorrido em 18 de maio de 1973, e que chocou o país pela sua brutalidade. Aracelli era uma menina de oito anos quando raptada, drogada, violentada e, já morta, teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens da classe média alta. Apesar da natureza hedionda,o crime prescreveu impune.

"A violência sexual contra crianças e adolescentes nem sempre é fatal, mas sempre deixa seqüelas irreparáveis a essas vítimas, e é dever dos cidadãos e órgãos públicos denunciá-la",  afirma  secretária da Assistência Social, Maria Sodré.

A Constituição Federal, o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 13/07/1990) atribuem penalidades não só para quem comete o abuso sexual como para quem pratica omissão. As denúncias destes crimes devem ser encaminhadas para os endereços abaixo:

www.cedeca.org.br
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente

www.censura.com.br
Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

www.dpf.gov.br
Departamento da Polícia Federal aceita denúncia clicando em ? fale conosco".

www.safernet.org.br
Safernet

sacsweb@senado.gov.br ? CPI da Pedofilia

www.mj.gov.br
Ministério da Justiça (fale conosco )
Aceita denúncia pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br

www.rndh.gov.br
Rede Nacional de Direitos Humanos

www.andi.org.br/denuncie
Agência de Notícias dos Direitos da Infância

Por telefone:

Disque 100.
Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - Turismo Sustentável e Infância.
Discagem gratuita em todo o território nacional.

Em Ribeirão Preto ? SP

0800 771 4407 Disque Denúncia, com ligação gratuita, 24 horas.
0800 771 7210 Conselho Tutelar I
0800 771 7220 Conselho Tutelar II
0800 771 7230 Conselho Tutelar III

Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto ? SP
Telefone: 16 3611 6000, ramal 6036.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Indique 18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias APP alerta população sobre o desperdício
Queda na arrecadação de tributos indica desempenho fraco da economia regional
CPFL Energia investe cerca de R$ 19 milhões
Ribeirão Country Fest doa 2500 brinquedos
São Francisco Saúde ocupa terceiro lugar no Brasil no ranking da ANS entre as medicinas de grupo de grande porte
Sertãozinho conquista recurso de R$ 11,2 milhões
Boletim Ceper/Fundace analisa comportamento do mercado de trabalho