USP abre inscrições no mestrado em ciência de dados Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quinta-feira, 18 de abril de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

USP abre inscrições no mestrado em ciência de dados




Voltado a profissionais com formação em matemática, estatística ou computação, programa está com inscrições abertas até 30 de abril


Aplicar o conhecimento gerado naUniversidade para criar soluções inovadoras em empresas e indústrias. Esse é umdos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística eComputação Aplicadas à Indústria (MECAI), que está cominscrições abertas para ingresso no segundo semestre de 2019.

 

O programa oferece 20 vagas e a ênfaseem ciência de dados pode ser voltada a aplicações em agricultura, saúde,finanças e infraestrutura. “O MECAI tem um perfil diferente de um mestradoacadêmico, porque é voltado para profissionais da indústria com formação emestatística, matemática ou computação. 


A intenção é utilizar a ciência de dadospara gerar inovação nas empresas”, afirma o coordenador do mestrado, AntônioCastelo, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)da USP, em São Carlos.

 

De acordo com Ellen Francine,professora do ICMC e ex-coordenadora do MECAI, um dos principais diferenciaisdos mestrados profissionais é possibilitar que quem já está inserido no mercadode trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. 


Dessaforma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos destinados aresolver problemas existentes dentro das empresas. “Por isso, um dos requisitospara inscrição no mestrado é escrever um projeto para ser aplicado naindústria, que deve ser compatível com a atividade profissional do candidato”,complementa Castelo.

 

Oferecido pelo ICMC, o MECAI évinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), umdos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. “O objetivo éque o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, sejagerando produtos, patentes ou novos processos, por exemplo”, explica Castelo.

 

Lançado em 2014, o MECAI formou o primeiro aluno em setembro de2017. Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel Rodrigues desenvolveu umametodologia estatística voltada para cálculos de risco no setor financeiro. Noinício do programa, a ênfase era oferecida apenas para a área de finanças. Coma expansão da iniciativa, o MECAI passou a incluir na ênfase aplicações noscampos da saúde, agricultura e infraestrutura. Atualmente, o programa jácontabiliza 19 mestres formados.

 

As inscrições para o MECAI podem serrealizadas até dia 30 de abril por meio deste link: icmc.usp.br/e/5b617. A divulgação doresultado final está programada para o dia 30 de maio, na página do programa.Para obter mais informações sobre processo seletivo e critérios de avaliação,acesse o edital: icmc.usp.br/e/ed846.



Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/ed846
Sistema de inscrição para pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/5b617
Conheça os outros programas de pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/66a4d
Serviço de pós-graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br



Fonte: Assessoria de Comunicação do ICMC

Indique USP abre inscrições no mestrado em ciência de dados para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias USP abre inscrições no mestrado em ciência de dados
Agrosystem lança plataforma exclusiva de agrometeorologia na Agrishow
Pesquisadores buscam voluntários
Produtora de cana conquista Certificação internacional
25º Seminário da ANCP
Os desafios do mercado de trabalho
Nissan levará jovens para afinal da UEFA Champions League