FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quarta-feira, 22 de maio de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei


FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei

Locomotiva nº 22. De Tiradentes a São João del Rei


A Ferrovia Centro-Atlântica comemorou no dia 25 de julho uma data muito especial, o centenário da Locomotiva nº 22, uma das quatro Marias-Fumaça em operação no Complexo Ferroviário de São João del Rei.

A nº 22 é uma das locomotivas mais antigas ainda em funcionamento no país e foi fabricada na Philadelphia (EUA), pela Baldwin Locomotive Works como parte de uma encomenda feita pela extinta Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), uma das primeiras ferrovias a entrar em operação no país.

Ao desembarcar no Brasil, foi transportada para São João del Rei onde,
à partir de 1881,  passou a fazer viagens ao longo de toda a malha da EFOM e em 1982 foi incorporada ao projeto de preservação ferroviária de São João del Rei.

Para marcar o aniversário da nº 22, a FCA realizou um evento no Complexo Ferroviário de São João del Rei, onde recebeu seus convidados para uma programação especial, com direito a uma viagem ao passado, incluindo um passeio noturno na Maria-Fumaça, no trajeto de 12 km entre Tiradentes e São João del Rei.

Na ocasião estiveram presentes as autoridades locais, empresários, representantes do turismo, diretores e colaboradores da empresa, que foram recepcionados pelo presidente da FCA.

Preservação

O Complexo Ferroviário de São João del Rei, o Museu Ferroviário
e o passeio na Maria-Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei fazem parte de um projeto de preservação da memória ferroviária mantido pela FCA.

Desde 2001 foram aplicados cerca de R$ 7,2 milhões na reforma de locomotivas, dos vagões e das instalações físicas do Complexo. Neste período cerca de 900 mil turistas visitaram o Museu Ferroviário e foram transportados pela Maria-Fumaça, o que dá uma média de 130 mil passageiros/turistas por ano.

"Este projeto tem grande importância para a região. A Maria-Fumaça é um dos cartões postais mais conhecidos de São João del Rei e Tiradentes, Além de manter viva a história ferroviária do país, atrai milhares de turistas, o que acaba movimentando toda a economia local e o trade" comentou o gerente de trens turísticos da FCA, Marcos Teixeira.


Leia mais sobre São João del Rei

 



Fonte: Assessoria de Imprensa FCA

Indique FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias USP abre inscrições no mestrado em ciência de dados
Agrosystem lança plataforma exclusiva de agrometeorologia na Agrishow
Pesquisadores buscam voluntários
Produtora de cana conquista Certificação internacional
25º Seminário da ANCP
Os desafios do mercado de trabalho
Nissan levará jovens para afinal da UEFA Champions League