Qual o tipo de água mineral é mais indicado? Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sexta-feira, 01 de agosto de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Qual o tipo de água mineral é mais indicado?




Sódio, bicarbonato, cálcio e outros nutrientes melhoram a sua saúde.


Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. Mas será que água é tudo igual? A resposta é não. Dependendo das características das fontes de onde a água é retirada, sua composição química varia, causando alterações no gosto e nos próprios benefícios obtidos pelo consumo.

"Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físico-química definida", explica Carlos Lancia, hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira dos Industriais de Águas Minerais (Abinam). "Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa."

A água mineral é formada pela água da chuva que se infiltra no solo e, ao passar pelas rochas, carrega os sais minerais ali existentes. "Quando a água atinge uma rocha impermeável, forma-se uma jazida de água mineral, com sais totalmente naturais e diferentes de acordo com as características da jazida", explica o hidrogeólogo Carlos Lancia. "Não existe nenhuma água mineral com composição idêntica".

O Portal de Saúde MinhaVida foi conferir a composição de cinco marcas encontradas nos supermercados (Schin, Bonafont, Minalba, Crystal, Nestlé Pureza Vital) e contou com o especialista para entender quais são as diferenças entre elas. Confira a galeria e saiba qual é a água mais indicada para você.

Schin - A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo.

Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria.

Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. "A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento", diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012.

Bonafont - é a marca mais recomendada, dentre as que analisamos, para pessoas que necessitam de dieta pobre em sódio, como hipertensos, gestantes e cardiopatas, pois contém apenas 0,35 mg/L desse elemento, quantidade considerada baixa em comparação com outras marcas que chegam a conter 35,54 mg/L de sódio na composição. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 2,51; Cálcio: 1,08; Sódio: 0,34; Cloreto: 0,62; Magnésio: 0,52; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,5.

Minalba - "É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que, para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg de bicarbonato - a Minalba contém 107,17 mg/L", explica Carlos Lancia. Essa marca também tem um gosto mais leve que as outras, por causa do baixo teor de sódio e cloreto.

Índices muito elevados desses dois elementos deixam a água levemente salgada, por isso, se você tem paladar mais aguçado, opte pela Minalba. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 105,15; Cálcio: 17,14 ; Sódio: 1,1; Potássio: 1,3; Cloreto: 0,3; Magnésio: 0,8; Sulfato: 0,2; Fluoreto: 0,05.

Crystal - assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93.

Nestlé Pureza Vital - apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09.

 


 



Fonte: Minha Vida

Indique Qual o tipo de água mineral é mais indicado? para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias SEGUNDA ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FISCULTURISMO TEM PATROCIONIO DA INTEGRALMÉDICA
Bate Papo com empreendedores
Rafain Palace Hotel confirma participação na feira de turismo de Ribeirão Preto
Projeto “Ribeirão Mais Iluminada” já beneficia mais de 75 mil pessoas
Come-Fogo terá linha especial de ônibus
Estudo relaciona desempenho no vestibular e rendimento acadêmico
Projeto Arvoredo apresenta espetáculo infantil em agosto