Qual o tipo de água mineral é mais indicado? Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Qual o tipo de água mineral é mais indicado?




Sódio, bicarbonato, cálcio e outros nutrientes melhoram a sua saúde.


Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. Mas será que água é tudo igual? A resposta é não. Dependendo das características das fontes de onde a água é retirada, sua composição química varia, causando alterações no gosto e nos próprios benefícios obtidos pelo consumo.

"Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físico-química definida", explica Carlos Lancia, hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira dos Industriais de Águas Minerais (Abinam). "Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa."

A água mineral é formada pela água da chuva que se infiltra no solo e, ao passar pelas rochas, carrega os sais minerais ali existentes. "Quando a água atinge uma rocha impermeável, forma-se uma jazida de água mineral, com sais totalmente naturais e diferentes de acordo com as características da jazida", explica o hidrogeólogo Carlos Lancia. "Não existe nenhuma água mineral com composição idêntica".

O Portal de Saúde MinhaVida foi conferir a composição de cinco marcas encontradas nos supermercados (Schin, Bonafont, Minalba, Crystal, Nestlé Pureza Vital) e contou com o especialista para entender quais são as diferenças entre elas. Confira a galeria e saiba qual é a água mais indicada para você.

Schin - A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo.

Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria.

Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. "A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento", diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012.

Bonafont - é a marca mais recomendada, dentre as que analisamos, para pessoas que necessitam de dieta pobre em sódio, como hipertensos, gestantes e cardiopatas, pois contém apenas 0,35 mg/L desse elemento, quantidade considerada baixa em comparação com outras marcas que chegam a conter 35,54 mg/L de sódio na composição. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 2,51; Cálcio: 1,08; Sódio: 0,34; Cloreto: 0,62; Magnésio: 0,52; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,5.

Minalba - "É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que, para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg de bicarbonato - a Minalba contém 107,17 mg/L", explica Carlos Lancia. Essa marca também tem um gosto mais leve que as outras, por causa do baixo teor de sódio e cloreto.

Índices muito elevados desses dois elementos deixam a água levemente salgada, por isso, se você tem paladar mais aguçado, opte pela Minalba. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 105,15; Cálcio: 17,14 ; Sódio: 1,1; Potássio: 1,3; Cloreto: 0,3; Magnésio: 0,8; Sulfato: 0,2; Fluoreto: 0,05.

Crystal - assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93.

Nestlé Pureza Vital - apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09.

 


 



Fonte: Minha Vida

Indique Qual o tipo de água mineral é mais indicado? para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias Fundação Feira do Livro promove sessão comentada do filme Capitães da Areia
Shows, desfile de moda e entrega de prêmios
Primeiro curso de graduação de Engenharia de Inovação do Brasil
Pedro II abre processo de seleção para o Amigos da Casa 2015
Inscrições para artistas interessados em se apresentar nos festejos de final de ano estão abertas em Sertãozinho
53% dos empresários devem contratar mão de obra extra
Savegnago e Hospital de Câncer realizam exames de prevenção ao câncer de mama