Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias




Grão Mestre da GLESP Francisco Gomes da Silva visita Ribeirão Preto.



Saiba mais sobre: a Maçonaria em Ribeirão Preto

Veneráveis tomam posse nas Lojas Maçônicas de Ribeirão Preto.

A Maçonaria de Ribeirão Preto recebe o "Grão Mestre Francisco Gomes da Silva", que foi reeleito e irá presidir a GLESP - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

Maçons de todo estado de São Paulo participaram das Sessões de Instalação e Posse dos “Veneráveis Mestres”, além de outros membros da diretoria que irão comandar as 615 Lojas Maçônicas filiadas a GLESP.

No mês de maio ocorreram as eleições para o mandato 2011/2012. Ribeirão Preto possui o segundo maior colégio eleitoral de todo estado, ficando atrás apenas da Capital.

Francisco Gomes da Silva foi reeleito "Grão Mestre" e irá presidir a GLESP - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

A GLESP ou Grande Loja do Estado de São Paulo, surgiu em 1927 a partir de uma dissidência do GOB, Grande Oriente do Brasil, primeira potência surgida.

A maçonaria atual teve sua origem em 1717, em Londres. O termo maçon, segundo o dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer "pedreiro", e do alemão metz, "cortador de pedra". A origem da maçonaria  ainda se liga às lendas de Ísis e Osíris do antigo Egito.

Para outros estudiosos a Maçonaria teve sua origem à Ordem dos Templários e à Fraternidade dos Cavaleiros Rosa Cruz. A origem da maçonaria brasileira é documentada a paritr do princípio do século XIX.

A maçonaria é uma intituição discreta e existe em praticamente todo o mundo, adotando em seus rituais, práticas e princípios baseados na filantropia e fraternidad, sendo composta somente por homens, e principalmente por profissionais liberais.

Para ingressar, os candidados precisam ser convidados por outros maçons e passam por rigorosos estudos sobre sua conduta moral. A entrada na ordem se dá por rituais iniciáticos incluindo juramentos de fidelidade e o uso de símbolos num templo que se assemelharia a réplica do que fora o antigo templo de Salomão, edificado pelos Hebreus, concluído no ano IX Ac em Jerusalém.

Segundo a lenda, teria sido o local onde fora guardado a arca da aliança, contendo as tábuas da lei, entregues por Deus a Moisés.



Fonte: Ribeirão Preto Notícias.

Indique Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias Guarani promove celebrações religiosas para encerrar safra
Ribeirão mais Iluminada traz segurança aos bairros
Coca-Cola e Artemisia buscam inovações voltadas para o impacto social
Campanha Black Weekend MRV Engenharia
FEA-RP/USP abre inscrições para doutorado em Administração de Organizações
Prêmio ABAG/RP de Jornalismo faz festa para anunciar os vencedores 2014
RP sedia Circuito de prevenção às dors na coluna vertebral