Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Segunda-feira, 21 de abril de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias




Grão Mestre da GLESP Francisco Gomes da Silva visita Ribeirão Preto.



Saiba mais sobre: a Maçonaria em Ribeirão Preto

Veneráveis tomam posse nas Lojas Maçônicas de Ribeirão Preto.

A Maçonaria de Ribeirão Preto recebe o "Grão Mestre Francisco Gomes da Silva", que foi reeleito e irá presidir a GLESP - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

Maçons de todo estado de São Paulo participaram das Sessões de Instalação e Posse dos “Veneráveis Mestres”, além de outros membros da diretoria que irão comandar as 615 Lojas Maçônicas filiadas a GLESP.

No mês de maio ocorreram as eleições para o mandato 2011/2012. Ribeirão Preto possui o segundo maior colégio eleitoral de todo estado, ficando atrás apenas da Capital.

Francisco Gomes da Silva foi reeleito "Grão Mestre" e irá presidir a GLESP - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

A GLESP ou Grande Loja do Estado de São Paulo, surgiu em 1927 a partir de uma dissidência do GOB, Grande Oriente do Brasil, primeira potência surgida.

A maçonaria atual teve sua origem em 1717, em Londres. O termo maçon, segundo o dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer "pedreiro", e do alemão metz, "cortador de pedra". A origem da maçonaria  ainda se liga às lendas de Ísis e Osíris do antigo Egito.

Para outros estudiosos a Maçonaria teve sua origem à Ordem dos Templários e à Fraternidade dos Cavaleiros Rosa Cruz. A origem da maçonaria brasileira é documentada a paritr do princípio do século XIX.

A maçonaria é uma intituição discreta e existe em praticamente todo o mundo, adotando em seus rituais, práticas e princípios baseados na filantropia e fraternidad, sendo composta somente por homens, e principalmente por profissionais liberais.

Para ingressar, os candidados precisam ser convidados por outros maçons e passam por rigorosos estudos sobre sua conduta moral. A entrada na ordem se dá por rituais iniciáticos incluindo juramentos de fidelidade e o uso de símbolos num templo que se assemelharia a réplica do que fora o antigo templo de Salomão, edificado pelos Hebreus, concluído no ano IX Ac em Jerusalém.

Segundo a lenda, teria sido o local onde fora guardado a arca da aliança, contendo as tábuas da lei, entregues por Deus a Moisés.



Fonte: Ribeirão Preto Notícias.

Indique Maçonaria Ribeirão Preto - Guia Maçônico - Notícias para seus amigos!Indique para seus amigos


Últimas Notícias


ultimas noticias Prefeitura continua o trabalho de limpeza após fortes chuvas
São Francisco Saúde lança planos mais competitivos
Operação Semana Santa reforça segurança nas estradas
Campanha do Agasalho prevê arrecadação de 150 mil peças
Concurso "Comida di Buteco" já começou em Ribeirão Preto
Forte chuva causa estragos em Ribeirão Preto
Palestras e atividades físicas marcam Semana Mundial da Saúde