Praça da República Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Terça-feira, 16 de julho de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Praça da República

A Praça da República é um dos mais tradicionais pontos de São Paulo. Localizada no centro da cidade, é visitada diariamente por pessoas do mais diversos estilos que aproveitam para conhecer o famoso local que guarda um pouco da história da metrópole.

Antigamente era conhecida como Largo dos Curros. Ali os paulistanos do século XIX se divertiam ao assistir os rodeios e as touradas da época. De lá para cá o nome do espaço mudou várias vezes. Já foi chamado Largo da Palha, Praça dos Milicianos, Largo 7 de abril, Praça 15 de Novembro e finalmente, em 1889, ficou definido Praça da República.

Construído a partir do modelo de urbanização européia, o local, que faz um elo entre o centro velho e o centro novo, foi escolhido em 1894 como endereço da Escola Normal Caetano de Campos. O belo edifício planejado por Ramos Azevedo é atualmente a sede da Secretaria Estadual da Educação.

O que torna essa parte do centro ainda mais conhecida é sua Feira de Arte e Artesanato. Ela abriga mais de 600 barracas e comercializa principalmente artesanato vindo dos estados do Norte e Nordeste, além de países vizinhos, como o Peru. Colares, brincos, objetos para casa e tantos outros artigos que mostram a cara e a cultura do Brasil e encantam visitantes de todos os lugares que vêm curtir a criatividade dos artesãos.

Tudo teve início em 11 de novembro de 1956, quando o filatelista J.L. Barros Pimentel fundou no local uma mini feira de selos, atraindo os colecionadores de moedas. Em seguida vieram os inconfundíveis hippies difundindo o movimento ?paz e amor?. Foram eles que abriram espaço para a chegada dos artistas 20 anos mais tarde. Com o tempo, a exposição de telas das mais variadas escolas tornou o encontro uma grande galeria a céu aberto. Os quitutes da área gastronômica também são atrativos. Eles não perdem em diversidade e deixam qualquer um com água na boca.

Atualmente a Praça da República passa por obras de revitalização que visam aprimorar o espaço para o uso de descanso e lazer da população. Segundo a Subprefeitura da Sé, responsável pelo projeto, as intervenções serão finalizadas em poucos meses.

Feira de arte e artesanato aos sábado e domingos, das 9h às 17h.

Fonte: Cidadedesaopaulo.com



Praça da República
Metrô República
São Paulo - SP

Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto



Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?