Instituto Butantan Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sábado, 19 de outubro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Instituto Butantan


Em 1898 uma equipe da saúde, da qual participava Vital Brazil, identificou um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos que ameaçava alastrar-se. A necessidade de soro levou o Estado a instalar a sua produção em local distante do centro da cidade e o lugar escolhido foi a Fazenda Butantan. Em homenagem a ela, em fevereiro de 1901 foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente denominado Butantan.

Treze anos mais tarde, ele ganhava prestígio e importância e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então o Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente muitos laboratórios.

Hoje o Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e Biomedicina relacionadas direta ou indiretamente com a saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Butantan mantém três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e um parque belíssimo.

O Museu Biológico caracteriza-se pelo caráter educativo e cultural e ensina utilizando os animais vivos que abriga, como serpentes, aranhas,escorpiões, lagartos e anfíbios. Já o Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico do Instituto Butantan e está localizado em um moderno prédio especificamente desenhado para ele. Sua concepção original e inovadora o torna um museu científico único e diferenciado, o primeiro do gênero na América Latina.

O Museu Histórico exibe, por sua vez, equipamentos, painéis e documentos, bem como exposições temporárias de caráter técnico-histórico e cultural.

Fundado em 23 de fevereiro de 1901 como Instituto Serumtherapico, o Butantan abriga uma das maiores coleções de serpentes do mundo, laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina.

Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h30
Acesso gratuito para menores de sete anos e idosos

Fonte: Cidadedesaopaulo.com

www.butantan.gov.br



Avenida Vital Brasil, 1.500
Butantã - Zona Oeste (trem Hebraica Rebouças)
Telefone: 11 3726 7222
São Paulo - SP

Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto



Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?