O que é o código de Manu? Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quarta-feira, 08 de julho de 2020
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
O que é o código de Manu?

Esse código, que contém as leis de Manu, o primeiro legislador de que se tem notícia na humanidade, foi escrito em sânscrito para a civilização hindu muito antes do código de Hamurabi, que se espalhou pela Assíria, Judéia e Grécia.

O código de Manu é tido como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política. Nele, há uma série de ideias sobre valores, tais como verdade, justiça e respeito. Mas o mais importante é que seu conteúdo é baseado no sistema de Varnas (castas), que define que a casta é preponderante para determinar o valor da honra e da situação da pessoa dentro do direito.

Originalmente, esse código era de cem mil dísticos (grupo de versos), mas após manipulações e cortes feitos em épocas diferentes, ficou reduzido a 2.685 dísticos, distribuídos em doze livros.

Esse código está na raiz dos costumes hindus apesar de ter sido abolido e prevalecer uma nova constituição. Para um ocidental é muito difícil entender esse código, que já está nos hábitos e costumes dos hindus.

Confira o exemplo de um dos artigos do código de Manu: 

O de número 13.

?A justiça é a única amiga que acompanha os homens depois da morte, porque qualquer outro afeto é submetido à mesma destruição do corpo?.





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?