Posse Responsável: O que é isso afinal? Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sábado, 15 de agosto de 2020
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Posse Responsável: O que é isso afinal?


A posse responsável já foi, e ainda é, muito debatida nos meio de comunicação, e tanta discussão faz este tema parecer mais complicado do que ele realmente é. Ao contrário do que muita gente pensa, não há regras a seguir e nem multas a pagar, trata-se do relacionamento único e especial do ser humano com seu animal de estimação.

Por posse responsável entende-se garantir o bem estar de seu animal, não o submetendo a maus tratos e principalmente respeitando suas necessidades e instintos.  E nós não precisamos de cartilhas ou manuais para fazer isso. Se realmente gostamos de nossos animais, as atitudes inerentes da posse responsável irão ocorrer naturalmente.

Atitudes simples já são, por si só, atos de posse responsável. Você sabia que quando você leva seu animal para aquele passeio no fim da tarde, você está tendo uma atitude de proprietário responsável?  Dar banho, levar para um passeio de carro, jogar aquela bolinha (o que às vezes é mais divertido para você do que para seu pet), tudo isso é posse responsável.  Sem perceber você está cumprindo as regras básicas de manter a higiene e fornecer lazer ao seu companheirão.

O mesmo acontece quando você se preocupa em não deixar faltar ração e água, levar ao veterinário, castrar para evitar ?herdeiros? indesejáveis, etc, etc, etc...

Perceba como fazemos tudo como manda as regras, sem na verdade seguir regra nenhuma.

Talvez, o que seja mais difícil para alguns seja um dos mandamentos mais importantes da posse responsável: respeitar os instintos dos nossos amados pets. Apesar de termos domesticado essas criaturinhas há milhares de anos atrás, elas guardam dentro de si um complexo sistema de informações que as fazem ter comportamentos que muitas vezes consideramos inaceitáveis. Deixe seu amigão cheirar a visita quando ela entra em casa, ou latir um pouco quando se sente ameaçado. Respeite se ele for hiperativo, ou medroso demais. Não tente fazer dele o que ele não é. Não existe um animal igual ao outro, respeite o instinto, e por que não dizer, a personalidade do seu pet.

Outra coisa muito importante: a posse responsável deve ser realizada sempre. Ao adquirir um animal você tem a responsabilidade de cuidar dele todo o tempo até o fim da vida.  De nada adianta ser um proprietário super cuidadoso apenas quando seu pet é um filhote e depois deixá-lo no fundo do quintal esquecido. E mais, as atitudes de um proprietário responsável são realizadas diariamente, e não apenas quando você tem tempo ou não tem nada melhor para fazer. Seu animal é sua responsabilidade e tudo que acontecer com ele trará conseqüências para sua vida.

Garantir o bem estar e a saúde de seu animal não poderia ser mais fácil e divertido para vocês dois. 

E não se esqueça: Tudo que você fizer para seu animal faça com amor, tenho certeza que você sempre vai acertar.     

Daniela Mosna Xavier
Médica Veterinária
CRMV-SP 24.286          





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?