Os Desbravadores Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Os Desbravadores

http://www.tribunaribeirao.com.br/jornal/images/stories/capadesbravadores.jpg

Livro resgata a saga dos pioneiros que desbravaram o interior de São Paulo. 144 páginas. Editora Palavra Mágica.
Onde Comprar: www.palavramagica.com.br

Com o objetivo de recuperar a memória histórica da região de Ribeirão Preto, uma das mais ricas da economia brasileira e que no passado exerceu forte influência nos destinos do País, a Editora Palavra Mágica lançou em 2000 o livro ?Os Desbravadores?.

O livro, de 144 páginas, traz biografias de pioneiros que desbravaram a região, entre eles Martinico Prado, Washington Luiz, Orestes Lopes de Camargo, Sinhá Junqueira, Henrique Dumont (pai do inventor Santos Dumont), Francisco Schmidt, Wilson Sábio de Mello, entre outros. Cada biografia foi escrita por jornalistas identificados com Ribeirão. Ao todo são 20 autores.

A escolha dos nomes a serem biografados foi feita por votação por um conselho editorial de 20 notáveis, que levou em consideração critérios como área de atuação social, política e econômica e resultando num perfeito painel da sociedade interiorana. O livro destaca por exemplo, a história de Martinico Prado, sem dúvida um dos mais audazes empresários do século XIX, que implantou em Ribeirão Preto as normas que seriam o modelo para o moderno capitalismo brasileiro.

Ao lado de empreendedores como Martinico, Francisco Schmidt, Antonio Diederichsen, Carl Fischer, Flávio Uchoa e outros, o livro também mostra a fascinante vida de artistas e políticos, cientistas e beneméritos. Artistas do quilate de Cândido Portinari, que em Brodósqui criava as bases do que seria a mais importante pintura brasileira de seu tempo.

Políticos como Washingotn Luís que saiu da Prefeitura de Batatais para ser presidente da República. E cientistas como Luís Pereira Barreto, pesquisador incansável, pioneiro na implantação de novos métodos de cultivo e controle de pragas agrícolas.

Não falta presença feminina, de Sinhá Junqueira, que soube administrar a herança política e econômica do seu marido, o coronel Quito, ampliando sua fortuna e providenciando para que após sua morte fosse criada uma fundação, que existe até hoje, prestando serviços assistenciais e culturais em toda a região.

Celebridades como estas compõem um moisaco de histórias que ajudam a compreender melhor a formação cultural e econômica do território que ficou conhecido como Califórnia Brasileira e abriga, além de Ribeirão Preto, municípios como Araraquara, Barretos, Franca, Bebedouro e São Carlos.

Estão nestas histórias também as sagas dos imigrantes italianos, dos japoneses e dos alemães, todos com influência no Nordeste do Estado de São Paulo. O livro foi enquadrado pelo Ministério da Cultura para receber os benefícios da Lei Rouanet, de incentivo a projetos culturais. São patrocinadores: Refrescos Ipiranga S. A, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, FGV-BKR e Folha de São Paulo.

Jornalistas responsáveis por "Os Desbravadores":

Alexandre Carolo
é jornalista e músico. Atuou em Salvador como repórter e redator nos jornais Correio da Bahia, Tribuna da Bahia e Bahia Hoje (extinto). Em Ribeirão Preto, foi repórter na revista Revide e assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais. No livro Os Desbravadores, participou também como copydesk. Atualmente é gerente de comunicação do portal www.celuloseonline.com.br.

Carlo Severino
é jornalista. Atuou em jornais como o Diário (Barretos), O Diário (Ribeirão Preto), Folha de São Paulo e Diário Popular, nas revistas Revide e Veja e na EPTV Ribeirão.

Delcy Mac Cruz
é jornalista. Em São Paulo, atuou em O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Veja Interior e Diário Popular. Na região de Ribeirão Preto, em O Momento (Sertãozinho), Jornal da Manhã, EPTV Ribeirão e A Cidade.

Eduardo Batista
é jornalista. Fundou e dirige desde 1995 o jornal Tribuna, de Ribeirão Preto. Foi assessor de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Pelo trabalho no jornal Tribuna, o jornalista também já recebeu alguns prêmios de destaque, entre eles, o "Troféu Imprensa - Coca-Cola - 2001", na categoria mídia impressa e o título "Honra do Mérito Jornalístico", oferecido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto neste ano de 2004.

Galeno Amorim
é jornalista e escritor. Atuou em O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e em vários jornais em Ribeirão Preto. É autor de nove livros infantis e como editor recebeu o Prêmio Jabuti 2000 de Melhor Livro do Ano. Desde 2001 é secretário de Cultura de Ribeirão Preto.

Gilberto Silva
é jornalista. Em Ribeirão Preto atuou em jornais como A Cidade, O Diário e o Diário da Manhã e na EPTV. Atua desde 1981 com comunicação empresarial.

Guto Silveira
é jornalista. Atuou em Ribeirão Preto na EPTV, Revide, Folha de S. Paulo, Verdade, Veja Interior, Diário Popular e na Rádio CMN. Foi coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto e desde 1994 é repórter do jornal A Cidade.

Hélio Pelissari
é jornalista. Atuou em A Cidade e na EPTV Ribeirão. Foi presidente da seccional do Sindicato dos Jornalistas em Ribeirão Preto e é coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Jarbas Cunha
é jornalista. Dirigiu o extinto Jornal de Ribeirão e desde os anos 80 é editor do jornal O Diário, de Ribeirão Preto. É autor de livro sobre os 80 anos da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Luciana Cavalini
é jornalista. Atuou em Ribeirão Preto nas sucursais dos jornais Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil. Desde 2000 é assessora de comunicação da Telefônica em São Paulo.

Luís Eblak
é jornalista há 14 anos. Foi repórter (de Mundo e Regionais), pauteiro e editor da Folha de S. Paulo. É hoje repórter free-lancer, colaborador do Observatório da Imprensa e professor de jornalismo. É também formado em História pela USP, onde fez mestrado..

Matilde Leone
é jornalista e escritora. Autora do livro Sombras da Repressão - O Outono de Maurina Borges, publicado pela Editora Vozes. É editora da EPTV Ribeirão e da revista Expressão.

Moacyr Castro
é jornalista. Atuou como repórter especial e editor do jornal O Estado de S.Paulo durante 23 anos. É colaborador do Estadão e cronista do jornal Correio Popular, de Campinas. Atua na área de comunicação empresarial.

Murilo Pinheiro
é jornalista. Trabalhou cinco anos como repórter da EPTV Ribeirão. Atualmente é diretor de redação da Revista Revide e professor do Centro Universitário Moura Lacerda.

Nelson Carrer Júnior
é jornalista. Atuou em São Paulo e em Ribeirão Preto em jornais como Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Manhã. Criou e editou o caderno Interior Paulista, da Gazeta Mercantil.

Rosana Zaidan
é jornalista. Iniciou sua carreira em jornais de Ribeirão Preto e desde o início dos anos 80 atua na EPTV Ribeirão, onde é diretora executiva.

Rubens Volpe
é jornalista. Atuou em jornais como a Folha de S. Paulo e dirigiu durante muito anos a EPTV Ribeirão. Dirige desde fins da década de 90 o Departamento de Jornalismo da Rede Família e é o presidente da seccional do Sindicato dos Jornalistas em Ribeirão Preto.

Vagner Caldeira
é jornalista. Atuou em O Imparcial, de Araraquara, na sucursal da Folha de S. Paulo e na EPTV. Foi coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto e do Ministério da Integração Nacional e desde 2001 é diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal.

Vitor Cervi
é jornalista. Atuou como repórter em vários jornais de Ribeirão Preto, como editor na EPTV e no SBT/SP.

Walter Mello
é jornalista. Atuou na Folha de S. Paulo, EPTV e SBT, entre outros. Foi professor de Telejornalismo na Universidade de Ribeirão Preto, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto e superintendente da Coderp.

Editora Palavra Mágica.



Rua Américo Brasiliense, 1205 casa 1
Telefone: 16 3610 0204
Ribeirão Preto - São Paulo

Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto



Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?