Empresa americana que fabrica sistemas de energia limpa, lançou neste mês um equipamento que pode resolver dois problemas de bares e restaurantes em uma única tacada. O equipamento transforma óleo de cozinha usado em energia elétrica e água quente.
Do tamanho de uma geladeira, a engenhoca gera de 10% a 25% da energia elétrica necessária para os estabelecimentos, segundo a fabricante. Além da economia, o sistema ainda dá fim para um dos mais poluentes resíduos do segmento de food service: o óleo usado nas frituras.
Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu sistema similar e com custo inferior ao produto americano. O equipamento está em teste e promete revolucionar o mercado.
Enquanto a novidade não chega no Brasil, nada de jogar o óleo de sua cozinha no lixo ou no ralo. Além de entupir a tubulação da rede de esgoto (o que encarece sua manutenção), um único litro de óleo contamina 20.000 litros de água potável. Se você já encaminha o óleo da sua casa ou de sua empresa para reciclagem, compartilhe com a gente qual foi a solução encontrada.
Envie suas sugestões para bravoican@yahoo.com.br
