Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Domingo, 26 de outubro de 2014
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada


Conheça as famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada

Bueno de Andrada é um Distrito da Cidade de Araraquara, a 90 km de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Esse lugar ficou conhecido pela sua Gastronomia, mas precisamente, pelas suas Coxinhas Douradas.

Quem faz essa coxinha, que tem até vídeo no Youtube, é a Sra. Sônia de Freitas, em um bar e mercearia, em frente à velha estação ferroviária. Depois que ela montou uma verdadeira linha de produção em 2001, para fabricar as coxinhas, Sônia conseguiu atrair pessoas de todo o país e até do exterior, que vão ao distrito para experimentar a iguaria.

Assista o Vídeo das Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada



"As coxinhas douradas", como são chamadas, além do recheio com muito frango, ao contrário da maioria das coxinhas por aí, que têm apenas fiapos de frango, muita massa e muito óleo, são sequinhas e, dão água na boca.

As Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, começaram a ficar famosas em 2001, quando o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que é de Araraquara, conheceu o lugar, comeu a Coxinha e escreveu uma crônica no jornal O Estadão de São Paulo.

À partir daí foi só sucesso, tanto que hoje são produzidas mais de 2.000 Coxinhas Douradas por dia. Vale a pena experimentar.

A primeira reportagem apresentada para o Brasil foi feita pelo Chef Daniel Bork, no quadro Receita Minuto, do programa Dia-a-Dia - da Band.

Outros importantes programas, veículos de comunicação e mídias sociais, também deram destaque para as Famosas Coxinhas de Bueno de Andrada, como Programa do Jô, Programa Todo Sabor da EPTV, Revista Veja, Revista Quatro Rodas, Orkut, Facebook, e You Tube.

A apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Você, da Rede Globo, não ficou atrás, experimemtou e gostou tanto, que até fez um programa especial para elas.

Receita das famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada

Ingredientes

- 1 litro de leite
- 1 litro de água
- 1 copo (tipo americano) de óleo
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 cubos de caldo de galinha
- 1/2 kg de farinha de trigo
- água gelada e farinha de rosca para empanar
- óleo para fritar

Modo de Preparo

Numa panela em fogo alto coloque leite, água, óleo, e os cubos de caldo de galinha. Deixe até ferver.  Quando levantar fervura, acrescente aos poucos a farinha de trigo. Cozinhe um pouco até soltar da panela.

Desligue o fogo, transfira para uma superfície lisa e deixe esfriar um pouco. Sove a massa até que fique lisa.  Depois de sovada e lisa, retire pequenas porções e em cada uma, abra um buraco com o auxílio de um socador e recheie a massa.  Frite em óleo quente até que esteja dourada.

Coloque em papel absorvente e sirva a seguir.  

OBS: o recheio pode ser de sua preferência 

SUGESTÃO DO RECHEIO DAS COXINHAS DOURADAS 

Ingredientes: 

- 1,5 kg de peito de frango, cozido e desfiado
- colorau a gosto
- sal ou caldo de galinha a gosto (ou tempero que desejar)
- salsinha e cebolinha picadinhas a gosto  

Modo de Preparo

Numa tigela misture peito de frango, cozido e desfiado, colorau, sal ou caldo de galinha (ou tempero que desejar), salsinha e cebolinha picadinhas a gosto. Misture bem e recheie as coxinhas.   

Dica

Passe óleo no socador para facilitar na hora de abrir o buraco na massa. Feche bem dando o formato de coxinhas. Passe as coxinhas em água gelada e depois na farinha de rosca.

Tempo de Preparo: 40 min
Rendimento: + de 10 porções

Acesse o site: Mercearia Freitas - Coxinhas Douradas

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9 às 22 h.

Localizar no Mapa/Como Chegar Mercearia do Freitas/Bueno de Andrada



Av. Fernando Nilo Rodrigues, s/n
Telefone: 16 3335 4176
Bueno de Andrada - Araraquara - São Paulo


Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto



Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?