Fundação de Ribeirão Preto - 19 de Junho de 1856.
Bem Vindo a Capital Nacional da Hospitalidade!
Bem Vindo a Capital Mundial do Biocombustível!
Não é apenas por ser pólo de Educação, de Saúde e do Agronegócio, que Ribeirão Preto se tornou referência nacional.
O Ministério do Turismo reconhece Ribeirão Preto como destino referência na realização de eventos de negócios. A Cidade de Ribeirão Preto é dotada de infra-estrutura, parque hoteleiro, aeroporto, centro de convenções e boa malha viária, excelentes condições para sediar grandes eventos, nacionais e internacionais.
Conheça Ribeirão Preto e venha realizar seu evento aqui!
Saiba mais sobre Turismo de Negócios e Eventos
Ribeirão Preto e região reúnem potencialidades como o maior pólo de produção sucroalcooleira e etanol do mundo, com a tendência de se tornar grande produtor de energia por co-geração do bagaço da cana.
A cidade que abriga seus 579 mil habitantes e compreende uma população regional de 3.570.000 habitantes em 84 municípios, também está ganhando destaque como um dos maiores pólos emissores de turistas do país e também como destino turístico cultural e de aventura.
Ribeirão e região tem atrativos turísticos importantes e com isso vem recebendo diariamente turistas de todas as partes.
Hotéis, Restaurantes, pizzarias e churrascarias aumentam sensivelmente seu movimento, e como não poderia deixar de ser, as casas mais visitadas são as da Choperia Pingüim.
São três casas na cidade e todas abrigam Loja de Souvenirs, onde se encontram lembranças variadas; desde as mais simples até as mais sofisticadas.
Entre casas tradicionais e renomadas Grifes da Gastronomia, está o principal Circuito Gastronômico de Ribeirão Preto.
Catedral Metropolitana
Localizada na Praça das Bandeiras, tem como padroeiro São Sebastião. Edificada em estilo romântico e linhas góticas, destacam-se no seu interior os vitrais coloridos e afrescos pintados por Benedito Calixto, datados de 1917.
Teve sua pedra fundamental lançada em março de 1904 e concluída sua construção em 1920.
Palácio do Rio Branco
Sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, inspirado na arquitetura francesa, foi inaugurado em 1917 e restaurado em 1922.
Possui três pavimentos, num total de 1.800 m2 de área construída.
No salão nobre, chamam a atenção dois espelhos, colocados estrategicamente para que a orquestra pudesse ver a entrada de autoridades e executar o Hino Nacional.
Abre de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Visitas devem ser agendadas com o Cerimonial
Telefone: 55 16 3625 7700
Praça XV de Novembro
Localizada em frente ao Quarteirão Paulista, foi tombada pelo Condephaat em 1985. Sua construção data de 1890. Passou por várias reformas, sendo que a maior ocorreu entre 1937 e 1944 onde foi incluída a fonte luminosa colorida, e erguido no lugar do coreto um monumento ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.
Santuário das Sete Capelas
Localizado no Morro de São Bento, o Santuário, idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, cada uma dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semi-círculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pela rocha.
A primeira a ser construída foi a de Nossa Senhora das Graças (1948). Seguiram-se então, a de São Judas Tadeu (1951), Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha (1954), São Jorge (1955), e encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria (capela da Penitência).
Museu Histórico do Café Francisco Schimidt
O Museu do Café preserva a história do ?ouro verde? que moveu a economia de Ribeirão Preto; por meio de peças antigas, como arados, máquinas de beneficiamento para descascar e ventilar o café, moinhos, pilão, xícaras, bules e diferentes tipos de grãos de café.
Presta ainda, através de esculturas em madeira e em gesso, homenagem aos imigrantes italianos e alemães, considerados Reis do Café, como Henrique Dumont (1º Rei do Café), Francisco Schimidt (2º Rei do Café, que foi dono da fazenda onde está o Museu) e Geremia Lunardelli (3º Rei do Café). Funciona de terça a sexta das 9h às 16h30, sábados das 12h30 às 16h30 e domingos das 9h às 16h30.
Teatro Pedro II
Inaugurado em outubro de 1930, foi parcialmente destruído por um incêndio em 1980. Restaurado após 16 anos, ressurgiu com toda sua imponência e beleza. Com capacidade para 2.500 pessoas, é o 3°. maior teatro de ópera do país. Aberto à visitação, terças e quintas das 9h30 às 10h e das 14h30 às 15h.
Obras de Bassano Vaccarini
No Parque Ecológico Maurílio Biagi e no Campus da Unaerp podem ser vistas as obras de Bassano Vaccarini. A universidade abriga um acervo de mais de 40 peças, entre painéis em concreto, esculturas nos jardins e as famosas paredes do Teatro que recebeu o seu nome, o Teatro Bassano Vaccarini.
Imperdível: Conheça também A Rota da Hospitalidade com Arte, primeira rota turística cultural do ICAN - Instituto Caminhos da Anhanguera, tendo como cidade sede Ribeirão Preto; passando por Brodowski, Batatais, Altinópolis e São Simão.
Atrativos que compõem a Rota da Hospitalidade com Arte
Como chegar em Ribeirão Preto: Localizar no Mapa
Dados Demográficos de Ribeirão Preto
Veja Também: Flats Ribeirão Preto
Veja também: Hotéis Ribeirão Preto
O Guia Cidades Indica: Conheça o Circuito Gastronômico e de Lazer de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto
Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço