Resfriado, Gripe e canja de galinha Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quinta-feira, 02 de julho de 2020
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Resfriado, Gripe e canja de galinha

Por Dr. Renato B. Bestetti

Nas últimas semanas observamos uma mudança climática importante em nossa cidade, partindo de um clima quente e seco, para outro, muito frio e chuvoso para a estação .


Nestas situações aparecem algumas infecções respiratórias fora de época, bem típicas destas mudanças climática abruptas. Neste momento o hábito da automedicação reaparece.


Pior do que isso, em alguns casos de resolução mais lenta, muitas pessoas não sabem diferenciar, sózinhas, infecções virais de bacterianas.


Piorando os sintomas e perdendo a paciência, as pessoas procuram logo ajuda nas farmácias e acabam comprando diversos medicamentos sintomáticos, que ajudam a aliviar os sintomas.


Além disso, também compram  antibióticos (antibacterianos) desnecessários. Estes medicamentos não exigem receitas médicas e, se usados indiscriminadamente, podem contribuir para a resistência bacteriana. Ou seja, podem perder o efeito desejado nas infecções verdadeiramente bacterianas subsequentes.


Muitos remédios nem sempre são isentos de efeitos colaterais, principalmente descongestionantes e vasoconstrictores. Aí podem surgir complicações e só neste momento procuram ajuda médica.


Resumidamente, a gripe é resultado da infecção pelo vírus influenza, que tem três sorotipos A, B, C. Estes se subdividem em vários subtipos, sempre pertencendo à mesma família, independente das mutações anuais. Podem ser prevenidos pelas vacinas mas não pelos antibacterianos.


O Resfriado é provocado por diversos vírus de diferentes famílias, porisso não há uma vacina eficaz que possa combater todos eles, sendo recomendado os cuidados preventivos. Aqui também antibacterianos não ajudam.


O que fazer? A melhor forma de tratar ambas as situações, sem qualquer efeito colateral, é repouso, hidratação , sucos , frutas, verduras e caldo de galinha, como já diziam nossas avós.


Rennard e colaboradores (Chest 2000 Oct 118:1150-1157) procuraram determinar se a canja de galinha, feita de acordo com receita familiar descrita em seu trabalho, tinha ação antiinflamatória, utilizando como marcador a migração de neutrófilos.


Seu principal resultado foi: a deliciosa sopa caseira tradicional, inibia consistente e significativamente a migração dos neutrófilos, de modo mais intenso quanto maior a concentração, portanto, demonstrando ação anti-inflamatória!


Provavelmente nossas avós não leram este trabalho, mas sabiam, de alguma forma, o que estavam falando. Embora o excelente progresso da moderna indústria farmacêutica, ainda é melhor em gripes e resfriados, tentar  o tradicional e procurar o médico.

www.cidadederibeiraopreto.com.br/saudeemfoco





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?