Rio de Janeiro. Trem Estrada Real Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Rio de Janeiro. Trem Estrada Real

Estaçao Paraíba do Sul a Cavaru

Início de Operação:
2003

Origem: Estação Paraíba do Sul     Destino: Cavaru

Duração:
02:40 h

Dias e horários:
Sábados 14h30 / Domingos 10h e 14h30

Tarifa:
R$ 15,00 / Terceira Idade R$ 12,00

O Trem da Estrada Real, com capacidade para 48 passageiros, começou a operar no mês de setembro de 2003, pela Prefeitura de Paraíba do Sul. Um ano depois foi suspenso e retomado somente em maio de 2005.

O trecho é parte da linha aberta pela E. F. Melhoramentos em 1898, linha esta encampada pela E. F. Central do Brasil em 1903, sob o nome de Linha Auxiliar. Por volta de 1965 passou a ser operada pela Leopoldina, e em 1975 pela RFFSA. Nos anos 1990 foi abandonada, e a concessão atual é da FCA.

Partindo da Estação Ferroviária no Centro Municipal de Cultura Prof. Maria de Lourdes Tavares Soares o trem percorrerá 14 quilômetros em direção a Cavaru.

Passando pela ponte giratória tomará o rumo até a ponte Dr. Leopoldo Teixeira Leite de construção inglesa datada de 1895, popularmente conhecida como "Ponte Preta".

Atingindo os bairros Jatobá, Bela Vista, Vila Salutaris e Inema, chegando então a sua primeira parada na Estação Ferroviária de Werneck onde o turista encontrará produtos artesanais, cerâmica, doces típicos da região e orquidário.

Seguindo o seu percurso passando pela área rural do município em direção a última parada Estação de Cavaru localizada junto ao vilarejo com antigo armazém, igreja, a cafeteria "Artes e Delícias da Estrada Real" e venda de produtos artesanais. Depois de fazer o giro na rotunda a máquina retornará em direção ao centro da cidade.

Mais Informações:
Secretaria Municipal de Turismo de Paraíba do Sul
Telefone: 24 2263 2368

Fundação Cultural
Telefone: 24 2263 1306

www.paraibanet.com.br





Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto

Veja também :


ultimas noticias

Destaques



Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?