Trem do Corcovado
Início de Operação: 1884
Origem: Cosme Velho Destino: Cristo Redentor
Duração: 20 minutos
Dias e horários: Diariamente das 8:30 às 18:30 h com saídas a cada 30 minutos
Tarifa: R$ 36,00 ida e volta
É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor - uma das 7 Maravilhas do Mundo. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo.
Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.
Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou Papas, Reis, Príncipes, Presidentes da República, artistas e cientistas.
A linha, que possui 4 trens, cada qual com dois vagões, que transportam por hora 360 passageiros, começa em Cosme Velho e segue até o cume do Corcovado, a uma altitude de 710 m e possui 3,8 km de extensão.
Inicialmente utilizava tração mecânica, sendo que o sistema de tração elétrico foi instalado em 1910, se tornando pioneiro no Brasil. Por isso, é também um passeio ecológico.
O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica que é considerado um exemplo de preservação da natureza.
E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta, pois o trem elétrico não polui, e parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para conservação da mata.
Maiores Informações:
Trem do Corcovado
Tel.: 21 2558 1329
Riotur - Empresa de Turismo do Rio de Janeiro
Tel.: 21 2542 8080
www.corcovado.com.br
Foto: Cristo Redentor By Ricardo Zerrener