Consumo reduzido é recomendado principalmente para idosos.
Uma das mais importantes preocupações no decorrer da vida é a diminuição da memória e muito tem sido relatado nos jornais médicos na última década. Várias são as contribuições que, isoladamente ou no seu conjunto, proporcionaram certo avanço e muita curiosidade.
Por exemplo , estudos em cultura de células sugerem que fitoestrógenos, abundantes em produtos com soja, poderiam proteger contra a diminuição de algumas funções cognitivas, incluindo a memória. Mas os fitoestrógenos exercem seus efeitos nos receptores de estrógenos, hormônios sabidamente fatores de risco para demência em mulheres acima de 65 anos.
O projeto Honolulu Asia Aging Study mostrou aumento no risco de declínio destas funções em pessoas que ingeriam altas quantidades de Tofu. Hogervorst da Universidade de Loughborough, Kreager de Oxford e outros publicaram recentemente (Dement Geriatr Cogn Disord 2008;26:50-57) seus resultados sobre comunidades asiáticas ( 2 rurais e 1 urbana ), com 719 pacientes de 52 ? 98 anos e observaram que a elevada ingestão diária de Tofu estava relacionada à memória ruim, em comparação a pacientes controles, pareados para sexo, idade, educação, região e ingestão de outros alimentos.
Nesta população ficou claro que o elevado consumo diário de Tofu, um alimento complexo com muitas substâncias e na Indonésia conservado em formaldeído, prejudica a memória em idosos. Até o momento não se sabe, exatamente, qual substância poderia ser a responsável por lesão neuronal e diminuição da memória.
Sendo uma fonte nutricional importante naquela região e aqui, para seus descendentes , o consumo reduzido é recomendado principalmente para idosos, enquanto aguardamos novos estudos para melhor esclarecer esta associação.
www.cidadederibeiraopreto.com.br/saudeemfoco
Fonte: Estudos realizados pelo médico Neurologista Renato B. Bestetti
Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto
Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço
