Técnica cirúrgica resolveria 90% das apnéias do sono Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sábado, 18 de agosto de 2018
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Técnica cirúrgica resolveria 90% das apnéias do sono

Operação faria o reposicionamento superior do maxilar e da mandíbula.
Nem todos, no entanto, poderiam fazer a cirurgia.


Uma técnica cirúrgica resolveria 90% dos casos de apnéia do sono mediante o reposicionamento superior do maxilar e da mandíbula, segundo estudo da Clínica Universitária da região de Navarra, na Espanha.


A técnica cirúrgica testada pela Clínica de Navarra durante dois anos tem caráter "definitivo" e consiste em "antecipar o maxilar superior, a mandíbula e a musculatura da base da língua que está inserida na mandíbula e no hióide, a fim de deixar atrás espaço suficiente para evitar a obstrução quando o paciente está dormindo".


O diretor de Cirurgia Oral e Maxilofacial da Clínica Universitária de Navarra, Néstor Montesdeoca, destacou que o tratamento resolve 90% dos casos de apnéia, mas disse que nem todas as pessoas podem se submeter a esta cirurgia por estética facial ou por sofrer de outro tipo de problemas médicos.


Segundo ele, a doença acarreta em muitos problemas de saúde.


Quando a respiração se interrompe, "se reduz a presença de oxigênio no sangue, circunstância que se associa com um aumento do risco de sofrer problemas cardiovasculares, diabetes ou infartos cerebrais", acrescentou Montesdeoca.


Além das conseqüências médicas da apnéia, há outras funcionais, já que a reiterada interrupção do sono faz com que este não seja reparador e que a pessoa afetada acorde cansada e sofra de inércia durante o dia, o que leva a perder capacidade de concentração e a um maior risco de sofrer acidentes de trânsito ou trabalhistas.


A obstrução da via aérea superior durante o sono, manifestada em roncos, pode ser causada porque a mandíbula ou maxilar são pequenos, há uma obstrução nasal, o palato é muito grande e flácido ou a base da língua é muito grossa.


O tratamento padrão consiste em um dispositivo que infla ar a pressão através de uma máscara a fim de expandir as vias aéreas e é aplicado diariamente durante as horas do sono.

 



globo.com/ciência e saúde

Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto


Anuncie aqui

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?