Teatro Pedro II Guia Cidades - Notícias, Turismo, Negócios, Cultura, Eventos, História
  • Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Portal da Cidade de Ribeirão Preto
Teatro Pedro II


Confira a Progamação do Teatro Pedro II

Inaugurado em outubro de 1930, foi parcialmente destruído por um incêndio em 1980. Restaurado após 16 anos, ressurgiu com toda sua imponência e beleza. Com capacidade para 2.500 pessoas, é o 3°. maior teatro de ópera do país.

A Reconstrução

Começaram as mobilizações populares visando a recuperação do Theatro Pedro II. Foram feitos espetáculos e campanhas de arrecadação de dinheiro. Em consequência desses movimentos, o teatro é tombado pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Em 1.991 inicia-se a restauração e modernização do Pedro II, com a preocupação de manter-se o projeto original da construção. Os trabalhos no teatro, com 5 mil m2, foram coordenados pela administração municipal que estabeleceu parcerias com a iniciativa privada, com empresas como a Siemens/Equitel, Fundação Roberto Marinho e o antigo Banco Nacional, hoje Unibanco, sendo que a engenharia da obra foi executada pela Jábali Aude Construções.

O custo total foi de R$ 4 milhões. Cerca de mil profissionais, entre operários, engenheiros, arquitetos e restauradores trabalharam na reconstrução do Theatro Pedro II.

As reformas ampliaram o teatro, transformando-o no terceiro maior teatro de ópera do Brasil. Além de manter as caractecrísticas originais, o Theatro Pedro II ganhou oficina de cenário; carpintaria; uma Sala de Balé destinada a abrigar um corpo de baile; um Teatro de Câmara no subsolo, com capacidade para 198 pessoas; além de recursos de mecânica cênica e infraestrutura de serviços como elevadores, sistema computadorizado de iluminação e climatização, e modernos mecanismos de combate a incêndio.

Para o trabalho de restauração foi feito um minucioso levantamento de informações, em documentos e fotos antigas, e através de entrevistas com antigos moradores. O resultado, pela precisão e qualidade, recebeu moção de louvor do Condephaat.

O Theatro Pedro II recebeu das mãos da renomada artista plástica brasileira Tomie Ohtake o toque de modernidade em sua arquitetura. A cúpula tornou-se um espetáculo à parte. O desenho, inspirado no movimento das águas, compõe-se de duas cúpulas de gesso, uma delas recortada, deixando passar a luz de lâmpadas especiais colocadas entre elas. O trabalho se completa com um lustre de cristal, em forma de gota, de 1.400 quilos e com 2,70 metros de altura por 2,2 metros de largura.

Sobre a sua intervenção no Theatro Pedro II Tomie Ohtake disse: "Considero este trabalho um dos mais importantes da minha vida. É uma experiência inédita. Apenas grandes artistas tiveram oportunidade de pintar ou esculpir teatros dessa grandeza".

O teatro foi reinaugurado no dia 19 de junho de 1.996, data do aniversário de Ribeirão Preto. No programa, o concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Mas a programação de reabertura do Theatro Pedro II foi extensa. Durou de 27 de maio a 30 de junho, com espetáculos nacionais e internacionais, quase diáriamente, que atrairam milhares de pessoas.

Aberto à visitação:
Terças e quintas das 9h30 às 10h e das 14h30 às 15h.

Conheça Ribeirão Preto. Nomes de Avenidas, Praças e Ruas

Acesse o link Álvares Cabral e conheça a sua história



Rua Álvares Cabral, 370
Telefone: 16 3977 8111
Ribeirão Preto - São Paulo

Veja Mapas atualizados de Ribeirão Preto



Ver mapa em tela cheia e o que encontrar próximo a este endereço

Veja também :


ultimas noticias

Classificados do Jornal da Cidade/Ribeirão Preto


Classificados do Jornal da Cidade: Veículos, Imóveis, Diversos.


Sua empresa ainda não tem site?